segunda-feira, 20 de julho de 2015

13 dias post-op

Hoje fui tratar dos pensos outra vez e tive outra oportunidade de espreitar para o meu peito. O inchaço do lado esquerdo diminuiu consideravelmente e já não foi necessário retirar nenhum fluído de lá. As cicatrizes estão limpinhas e os mamilos com boa cor (palavras da enfermeira). Do lado direito já consegui distinguir mais ou menos os locais onda a enfermeira ia mexendo e já consegui distinguir quando é que ela estava a tocar em pele ou no mamilo. Do lado esquerdo a sensibilidade ainda está como estava antes, quase inexistente. 

Desde há cerca de 2 dias que tenho sentido comichão no peito, o que eu suponho que seja bom sinal, por muito desagradável que seja. Não posso ir lá coçar, portanto tenho de aguentar e tentar distrair-me. 

Entretanto, coisas que fui aprendendo:
  • pelos vistos não vai ser preciso tirar os pontos, porque o tipo de sutura que me fizeram não costuma exigir tal coisa. Fizeram-me pontos intradérmicos, o que significa que a sutura foi feita dentro da pele e os pontos não são visíveis cá fora. Provavelmente são também absorvíveis, mas não tenho a certeza, mas na próxima consulta com a médica espero esclarecer isso.
  • se vir os pensos a deitar um líquido ligeiramente amarelado ou esverdeado, não é preciso entrar em pânico. Isso aconteceu-me em duas ocasiões e não se passava nada.
  • ao dormir de barriga para cima, meter uma almoçada debaixo dos joelhos alivia imenso o desconforto.
  • ter força nos abdominais tem sido das coisas que mais adoro no meu corpo nos últimos dias. Com os braços fragilizados, quase tudo o que é mudança de posição, sentar, levantar, etc tem de ser feito com os músculos das pernas e dos abdominais.

Sem comentários:

Enviar um comentário